quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Estratégia da mentira

 A manutenção da mentira tem se tornado estratégia fundamental de sobrevivência para algumas empresas, mente para contratar, mente para manter o colaborador, mente para vender e continua mentindo para não perder o cliente. As empresas mentem e muitas fazem isso porque não têm outra alternativa. A estrutura organizacional de algumas empresas não admite que seus lideres sejam sinceros sobre o desenvolvimento e qualidade de seus produtos/serviços, obrigando-os a mentir a maior parte do tempo. Se afirmarem que estão com problemas, simplesmente deixam de captar recursos e podem ir inclusive à falência.

Profissionais éticos e com visão voltada para o crescimento sustentável por mais competentes que sejam, não se firmam nesses empreendimentos por dois motivos em especial, primeiro por não conseguir seguir a cartilha da empresa contrariando seus valores morais e profissionais, segundo por que agindo dessa forma não conseguiriam ser rentáveis a tais empresas. Essas empresas podem até crescer por um período  no entanto certos desempenhos, são impossíveis de manter a médio ou longo prazo. A verdade sobre este modelo de empresa é que todos sabem que não tem como dar certo, mas, quando der errado, muitos dos que se beneficiaram dele estarão longe da companhia.  

Apenas algumas poucas empresas se deram conta de que a prática de uma liderança responsável, que pense a longo prazo, tem como benefício último a sobrevivência dela mesma. Algumas empresas no Brasil, poucas ainda, especialmente no ramo de softwares, estão buscando medir o nível de satisfação dos seus clientes e divulgando suas estratégias ao mercado. Elas querem mostrar suas práticas para a sociedade e obrigar seus concorrentes a fazerem o mesmo. Afinal de contas, as empresas que não medem e divulgam a satisfação de seus clientes, certamente estarão ocultando essas informações muito provavelmente porque adotam práticas desleais.

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