A manutenção da mentira tem se tornado estratégia
fundamental de sobrevivência para algumas empresas, mente para contratar, mente
para manter o colaborador, mente para vender e continua mentindo para não
perder o cliente. As empresas mentem e muitas fazem isso porque não têm outra
alternativa. A estrutura organizacional de algumas empresas não admite que seus
lideres sejam sinceros sobre o desenvolvimento e qualidade de seus
produtos/serviços, obrigando-os a mentir a maior parte do tempo. Se afirmarem
que estão com problemas, simplesmente deixam de captar recursos e podem ir
inclusive à falência.
Profissionais éticos e com visão voltada para o crescimento
sustentável por mais competentes que sejam, não se firmam nesses
empreendimentos por dois motivos em especial, primeiro por não conseguir seguir
a cartilha da empresa contrariando seus valores morais e profissionais, segundo
por que agindo dessa forma não conseguiriam ser rentáveis a tais empresas.
Essas empresas podem até crescer por um período no entanto certos
desempenhos, são impossíveis de manter a médio ou longo prazo. A verdade sobre
este modelo de empresa é que todos sabem que não tem como dar certo, mas,
quando der errado, muitos dos que se beneficiaram dele estarão longe da
companhia.
Apenas algumas poucas empresas se deram conta de que a
prática de uma liderança responsável, que pense a longo prazo, tem como
benefício último a sobrevivência dela mesma. Algumas empresas no Brasil, poucas
ainda, especialmente no ramo de softwares, estão buscando medir
o nível de satisfação dos seus clientes e divulgando suas estratégias
ao mercado. Elas querem mostrar suas práticas para a sociedade e obrigar seus
concorrentes a fazerem o mesmo. Afinal de contas, as empresas que não medem e
divulgam a satisfação de seus clientes, certamente estarão ocultando essas
informações muito provavelmente porque adotam práticas desleais.
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