ENDOMARKETING: Ferramenta do marketing voltada para motivação e satisfação dos colaboradores.
terça-feira, 27 de maio de 2008
O tamanho das pessoas
Os tamanhos das pessoas variam conforme o grau de envolvimento...
Uma pessoa é enorme para você quando fala do que leu e viveu, quando trata você com carinho e respeito, quando lhe olha nos olhos e se faz claro pelo olhar.
E pequena quando só pensa em si mesma, quando se comporta de maneira pouco gentil, quando fracassa justamente no momento em que teria que demonstrar o que há de mais importante entre duas pessoas.
Uma pessoa é gigante quando se interessa pela sua vida, quando busca alternativa para seus problemas, quando sonha junto com você, ou pequena quando simplesmente desvia do assunto.
Uma pessoa é grande quando perdoa, quando compreende, quando se coloca no lugar do outro, quando age não de acordo com que se esperam dela, mas de acordo com que espera de si mesma, ou pequena quando se deixa reger por comportamentos clichês.
Uma mesma pessoa pode aparentar grandeza ou miudeza dentro de um relacionamento, pode crescer ou decrescer em poucas semanas.
Uma decepção pode diminuir a confiança que parecia ser grande
Uma ausência pode aumentar o desejo que parecia ser ínfimo
E difícil conviver com esta elasticidade, as pessoas se agigantam e se encolhem aos nossos olhos. Nosso julgamento é feito não através de centímetros e metros, mas de ações e reações, de expectativas e frustrações.
Uma pessoa é única ao estender a mão, e ao recolhe-la inesperadamente, se torna mais uma.
O egoísmo unifica os insignificantes. Não é a altura, nem o peso, nem os músculos que tornam uma pessoa grande... É a sua sensibilidade sem tamanho.
Willian Shakespeare.
sexta-feira, 16 de maio de 2008
O que é o homem
Mas que coisa é o homem,
que há sob o nome:
uma geografia?
Um ser metafísico?
uma fabula sem
signo que a desmonte?
Como pode o homem
sentir-se a si mesmo,
quando o mundo some?
E não perde o nome
E o sal que ele come
Nada lhe acrescenta
Nem lhe subtrai
Da doação do pai?
Como se faz um homem?
Apenas deitar,
Copular, a espera de que do abdômen
Brote a flor do homem?
Como se fazer a si mesmo, antes
de fazer o homem?
Fabricar o pai e
o pai de outro pai
e um pai mais remoto
que o primeiro homem? (...)
Carlos Drummond de Andrade
terça-feira, 13 de maio de 2008
O homem nas organizações
Como a Psicanálise contribui para compreensão do homem nas organizações.
A personalidade do homem é construída ao longo de sua existência, porem grande e importante parte dela é fruto de acontecimentos especificamente oriundos da infância, ocorrido em determinado momento na vida de cada um.
Com base nesse pensamento Freud lança mão da Psicanálise para justificar alguns comportamentos neuróticos adultos e através do método catártico ajudar seus pacientes a lutar contra traumas de infância combatendo assim determinados comportamentos desajustados.
Seguindo esta linha de raciocínio a Psicanálise tornou-se fundamental dentro das organizações no auxilio ao comportamento no trabalho, facilitando a compreensão de certas inadequações das pessoas em situação de trabalho, tais como: Condutas irregulares, nsegurança diante dos obstáculos, motivação inexplicável e desajustamentos injustificáveis, todos resultado de experiências desagradáveis vividas na infância, que mesmo adormecidas no inconsciente, continuam a determinar a maneira de ser do denominado “funcionário problema”.Graças a Psicanálise foi possível aos responsáveis por pessoal tomar conhecimento das dimensões da personalidade, e com isso solucionar da melhor maneira possível as dificuldades de produtividade e relacionamento interpessoal do “funcionário problema” agindo de forma eficaz na busca do verdadeiro ajustamento e na conquista da produtividade adequada.
Assinar:
Postagens (Atom)