terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Passou o CARNAVAL! Feliz ANO NOVO!!!


Como muitos dizem, o ano só começa mesmo após o Carnaval. O fim do carnaval marca a volta às aulas, o término das férias e o start em novos projetos para muitos profissionais. 

A volta a rotina faz bater a saudade daquela tranqüilidade e a possibilidade de uma depressãoa doença desse século e a mais nova modalidade constatada é a depressão pós-férias constatada no retorno do profissional ao seu antigo posto de trabalho.

Acordar cedo, tomar o café às pressas, pegar trânsito e, por fim, iniciar as atividades diárias no ambiente de trabalho. Essa voltará a ser a rotina para muitos dos profissionais com o fim das férias. Segundo especialistas, voltar a se adaptar aos antigos hábitos costuma levar em média de uma semana a 14 dias.

Em uma pesquisa, foram ouvidos 540 executivos de São Paulo e Porto Alegre, entre 25 a 60 anos. Destes, 23% possuem depressão pós-férias. O estudo mostra que os profissionais mais vulneráveis à depressão estão nas áreas financeira, de saúde e informática, ou não atuam em seu campo de formação.

Os principais sintomas dessa depressão pós-férias são cansaço, sono, preguiça, falta de concentração e de motivação, dores musculares, insônia, angustia e sentimento de culpa.

Como evitar isso? Confira nossas dicas:

1.    Regule o relógio biológico 
Três dias antes do retorno ao trabalho obedeça aos horários profissionais como se já estivesse trabalhando. A mudança envolve horário de acordar e dormir, do almoço etc.

2.    Encurte as férias
Para quem está viajando a dica é retornar a casa 48h antes de começar a trabalhar. Muitos profissionais já chegam sobrecarregados no primeiro dia de trabalho por enfrentar congestionamento e noite mal dormida no dia anterior.

3.    Acione a válvula de escape 
É preciso compensar a sobrecarga do trabalho com atividades prazerosas. Faça uma atividade voluntária e pratique um hobby.

4.    Comunique-se 
Fale e exponha mais. Uma comunicação transparente no universo corporativo ajuda a lidar melhor com as dificuldades no trabalho.

5.    Atente-se às oportunidades 
Quem não está satisfeito com o trabalho deve estar pronto para “pôr o currículo na rua”. Nesse caso, é preciso estar atento às oportunidades de emprego e saber como chegar até elas. Na busca por um emprego, vale possuir um bom currículo e uma imagem pessoal e profissional credível. Quem tem bons relacionamentos profissionais está na frente.