A maioria das pessoas conhecem a frase do título desta postagem, mas de fato poucos a vivem como tal, a grande verdade é que após os 40 anos temos medo de recomeço, de iniciarmos algo novo, de nos permitirmos viver mudanças significativas, nos limitando apenas a dar sequência ao que já vivemos... Sinceramente essa é uma questão que deve ser vista por um prisma diferenciado:
Maturidade : Acima dos 40 anos, ninguém melhor do que você conhece tão bem as atribuições que desenvolveu ao longo da sua carreira profissional e as experiencias vividas, portanto, somente você sabe distinguir o que é bom e o que evitar daqui para a frente.
Ansiedade : A preocupação com a idade pode lhe gerar transtornos totalmente desnecessários, considerando que muitas empresas estão de olho na sua experiência profissional e não na sua idade.
Networking : A sua rede de relacionamentos é a ferramenta fundamental nesse momento. Imagine quantos contatos teve ao longo de sua carreira, e quantos poderão ser estabelecidos ainda. Nunca esqueça que atualmente, cerca de 40% das vagas existentes são preenchidas através de indicações.
Oportunidade : Não encare o fato de ter mais de 40 anos como um gargalo, e sim como uma oportunidade, mude sua maneira de pensar, com tanta vivência que acumulou ao longo de sua carreira tem muito a oferecer aquelas empresas que estão em plena expansão do seu capital intelectual.
Mercado de Trabalho : É fato que as grandes corporações costumam contratar pessoas até os 35 anos de idade, isso porque essas empresas gigantes têm objetivos de longo prazo, no entanto, pequenas e médias empresas preferem, sobretudo para cargos de supervisão e gerência, pessoas acima dos 40 anos pelo fato de estarem treinadas e “prontas” para as suas atividades, reduzindo significativamente os custos com capacitação.
Formação Acadêmica : Mesmo após os 40 anos é importante se especializar, faça cursos da sua área, até mesmo aqueles que você já fez antes, lembre-se que tudo mudou em face a Tecnologia da Informação, conceitos de Liderança e Motivação, etc... Mantenha-se sempre atualizado.
Confiança : Confie na sua plena capacidade de realização, seja uma pessoa focada em seus objetivos e lembre-se que durante sua carreira obteve grandes resultados para empresas pelas quais passou. Jamais reclame da idade. Não esqueça que a expectativa de vida está aumentando no Brasil a cada ano e com isso será possível determinar apenas a idade minima para se adentrar o mercado de trabalho!